terça-feira, 26 de agosto de 2008

Boa notícia! Brasil é campeão em reciclagem de latinhas de alumínio

O processo de reciclagem de latinhas libera somente 5% das emissões de gases causadores de efeito estufa, quando comparado à produção de alumínio primário.

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) divulgaram o Índice Nacional de Reciclagem de Latas de Alumínio para Bebidas relativo a 2007. Pelo números apresentados o Brasil lidera mundialmente, pelo sétimo ano consecutivo, a reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com um percentual de 96,5% do total comercializado no mercado interno.
Foram recicladas no ano passado 160,6 mil toneladas de sucata de latas, o que corresponde a 11,9 bilhões de unidades - 32,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora.
Trata-se do maior resultado registrado pelo índice, desde que ele passou a ser calculado, em 1990. Até então, o recorde havia sido alcançado em 2005, quando o país atingiu a marca de 96,2%. Em 2007, o volume de latas coletado no país foi 15,5% maior que o do ano anterior, acompanhando as vendas, que cresceram 13% no mesmo período.
O segundo colocado no ranking é o Japão, com 92,7% de reciclagem, que lá é obrigatória por lei, e, em terceiro, ficou a Argentina, com 90,5%.
Há quatro anos, o índice desse vizinho brasileiro era de aproximadamente 60%.
No Brasil, a reciclagem de latas de alumínio para bebidas movimentou no ano cerca de R$ 1,8 bilhão. Somente a etapa de coleta (compra de latas usadas) injetou cerca de R$ 523 milhões na economia nacional, o equivalente à geração de emprego e renda para 180 mil pessoas.
Além dos benefícios sociais e econômicos, esse processo é reconhecidamente benéfico ao meio ambiente.

Fonte: Jornal Cìdade Online

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Cerca de 200 mil toneladas de garrafas PET ainda são descartadas

SÃO PAULO, 12 de agosto de 2008 - O 2 º Fórum de Discussão sobre o impacto do PET no meio ambiente, realizado hoje no Auditório da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, busca caminhos para evitar o caos ambiental que pode ser provocado pela destinação indevida das embalagens PET.

Na ocasião se discutiu que apesar dos 51% de reciclagem atuais divulgados pela Associação Brasileira de Indústrias do PET (Abipet), os outros 49%, cerca de 203 mil toneladas, são descartados indevidamente no meio ambiente.

De acordo com os organizadores, as garrafas que não seguem para reciclagem muitas vezes não vão para aterros sanitários - locais que também não são os ideais, uma vez que elas ocupam muito espaço - terminam sim em lixões, nas ruas, terrenos baldios, praias, lagoas e rios, entre outros.

"O aumento na produção e utilização de embalagens PET pela indústria faz com que o aumento dos índices de reciclagem não representem quase nenhum ganho ambiental", propõe Marcelo Novaes, coordenador do Movimento PET Consciente.

O executivo afirma que para evitar o caos, é preciso criar leis que regulamentem o mercado. O Movimento PET Consciente sugere que as empresas que usam PET em embalagens de bebidas sejam obrigadas a ter pelo menos 50% de embalagens retornáveis. Outra medida para solucionar o problema da poluição por embalagens PET é a proibição de novas licenças para produtos embalados em PET até que a reciclagem atinja 90%.

Fonte: InvestNews

Colégio promove gincana mostrando preocupação com reciclagem

Uma boa idéia parar ser seguida por outros colégios.

O colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul, realiza nesta sexta-feira, 15, mais uma edição da sua gincana.
Além de comemorar o dia do estudante e promover a integração entre os alunos, o evento terá caráter social. Cada aluno terá com tarefa arrecadar um quilo de latinhas de refrigerante, como forma de destacar a importância da reciclagem.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

LEXMARK mostra como "DESFABRICAR" impressoras

Indústria de reciclagem de equipamentos demonstra como consegue reaproveitar 97% do material das carcaças e cartuchos de suprimentos e explica como recicla o hardware descartado.

Segundo dados da United Nations University, o descarte de equipamentos eletrônicos atingiu mais de 40 milhões de toneladas de lixo em 2005. No Brasil, a tendência mundial de consumo e rápida obsolescência dos produtos de TI coloca a questão do lixo eletrônico na ordem do dia. A Lexmark Brasil entende que sua responsabilidade vai além do ciclo de vida dos produtos. Para colocar essa diretriz em prática, a Lexmark desenvolveu uma parceria com a Oxil, especializada em manufatura reversa. Assim, os equipamentos e suprimentos descartados são desmembrados, os commodites gerados são separados e preparados para reciclagem e, ao invés de serem despejados no meio-ambiente, voltam a ser matérias-primas para um novo ciclo de produção, mais sustentável.

"No caso dos suprimentos, podemos afirmar, de forma conservadora, que reaproveitamos 97% do material", estima Akiko Ribeiro, diretora da
Oxil. "A manufatura reversa proporciona que metais, plásticos e resíduos sejam re-inseridos na cadeia, reduzindo a necessidade de extração de recursos da natureza. Isso cria um ciclo econômico virtuoso", define.

"Além da preservação ambiental, a manufatura reversa protege a marca do fabricante, pois retira os insumos do mercado ilegal, que se utiliza de sucata ou suprimentos usados para vender produtos de péssima qualidade", observa Antônio D´Amato, diretor de produção da Oxil.

"Os acionistas, dirigentes, funcionários e parceiros da Lexmark querem compartilhar nossa experiência e aprender com outros fornecedores, clientes e mesmo com os competidores. As empresas e consumidores, por sua vez, consideram cada vez mais a questão de sustentabilidade em suas decisões de compra e precisam de informações sobre os compromissos e práticas ambientais de seus fornecedores", esclarece Carlos Bretos, diretor geral da Lexmark Brasil.

Fonte: Segs.com.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É oficial: 18 de agosto é o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo, criado em 2005 por iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), será comemorado pelo quarto ano consecutivo, mas agora como data oficial, de acordo com a Lei nº 11.657/2008. O projeto de lei foi elaborado pelo senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro deste ano.

Hoje, o Brasil dá a destinação adequada - reciclagem ou incineração - para 80% das embalagens de produtos fitossanitários colocadas no
mercado e 96% do total de embalagens primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto).

A Alemanha destina atualmente 60% a Austrália, 50% a França, 45% e os Estados Unidos, menos de 20%.

Em 2007, foram destinadas no Brasil mais de 21 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas. No primeiro semestre deste ano, o volume processado foi de 12 mil toneladas, um índice 9,8% superior ao ano anterior.

Fonte: Informe Aprosoja

Garrafa Pet pode ser seu 'pet'

Um pouco de humor

garrafa-pet