quarta-feira, 4 de março de 2009

TJDFT: Programa Viver Direito substitui papéis brancos por reciclados


Iniciativa para ser comemorada e copiada


O Tribunal de Justiça do DF e Territórios comemora a superação da meta traçada quanto à substituição de papéis brancos de 90g, 180g e 240g, utilizados na Instituição, por papel reciclado. O objetivo era substituir 5% dos papéis brancos, até 2010. No entanto, ainda em 2008, o Tribunal conseguiu que 14% de todos os papéis utilizados pela gráfica do TJDFT já fossem reciclados.

A medida visa minimizar o impacto do consumo de papel no TJDFT, além de atender ações estabelecidas no Programa Viver Direito. Isso porque o TJDFT consome aproximadamente 100 mil resmas de papel A4 por ano. O grande volume deve-se ao tipo de trabalho exercido pela Instituição - processos judiciais, administrativos e outros que requerem registro oficial impresso.

O papel reciclado, por sua vez, tem sido usado prioritariamente na impressão de calendários institucionais, agendas de audiência, formulário carta-resposta da Ouvidoria-Geral e outros documentos nos quais a impressão em outro tipo de papel é facultativa.

A substituição do material leva em conta a reposição gradativa do estoque existente de papéis comuns no TJDFT, e será ampliada à medida que forem feitas novas aquisições.


Por que usar papel reciclado?

Para produzir 50 Kg de papel é necessário o corte de uma árvore adulta, uma grande quantidade de água (mais do que qualquer outra atividade industrial), e muita energia (está em quinto lugar na lista das que mais consomem energia). O uso de produtos químicos altamente tóxicos na separação e no branqueamento da celulose também é um risco para a saúde humana e para o meio ambiente. O consumo de água e de energia no processo de reciclagem é 50% menor do que na produção de papel novo. A reciclagem também reduz o lixo, já que papel e papelão representam em média 40% dos resíduos urbanos brasileiros e têm um tempo médio de decomposição de aproximadamente três anos. (Fonte: Universidade de São Paulo - USP)

TJDFT: Nós decidimos Viver Direito.

Autor: (AT)(AB)

Fonte: TJDF