terça-feira, 24 de junho de 2008

O lixo eletrônico é nocivo ao meio ambiente.

Você já pensou para onde vão os lixos eletrônicos que você produz?

Notou como os produtos eletrônicos têm se tornado "descartáveis"?

image

A indústria tem feito produtos que duram menos (e conserto é caro comparado ao valor do novo) e as pessoas cada vez mais querem o último lançamento, a última novidade.

O Programa de Meio-Ambiente das Nações Unidas estima que 50 milhões de toneladas de lixo originário de eletrodomésticos são produzidas anualmente.

Um estudo realizado em 2005 pela Basel Action Network concluiu que 75% da sucata de TVs e computadores transportada para a Nigéria para "reutilização" termina sendo queimada ou enterrada.

Esses lixos eletrônicos são tóxicos!!!

O assunto será debatido por cerca de 170 países em conferência que será realizada em Bali.

O Greenpeace exige medidas adicionais para tratar da questão do lixo eletrônico. Ele exorta os participantes da conferência em Bali a apoiar a criação de uma legislação internacional que exija dos fabricantes assumir os custos da reciclagem ecológica dos seus produtos, custos estes que poderiam ser incorporados aos preços.

Exemplo de dano causado: em 2006 o navio cargueiro Probo Koala jogou sua carga de lama proveniente de aterros sanitários químicos originários da Europa nas ruas e terrenos de Abidjan, na Costa do Marfim. 7 pessoas morreram e mais de 40 mil tiveram de ser tratadas por náuseas, problemas respiratórios e hemorragias nasais.

Fonte: swissinfo

Vale a pena ler também:

Terceiro Mundo: depósito de lixo das nações ricas

Going Hi-Tech is Highly Toxic

Nenhum comentário: