sábado, 8 de maio de 2010

Campanha: pense antes de imprimir

Se você simplesmente imprimi para ler depois qualquer tipo de texto que encontra pela internet e depois joga,  fora (sem dó) a pilha de papel, muitas vezes sem nem ter lido nada, peço apenas que pense um pouco antes de continuar repetindo essa atitude.

Que tal imprimir só o que for realmente necessário?
Que tal guardar esses papéis para serem usados como folha de rascunho depois que os textos já tiverem sido lidos?

Confira a imagem e o texto abaixo e depois pense novamente no que escrevi.

Obrigada! 

Impressões mais verdes e econômicas

Redação Planeta Sustentável 10 de julho de 2008
Você já deve ter reparado que nas reportagens publicadas no Planeta Sustentável há um botão, ao final do texto, com a opção para guardar o conteúdo em vez de imprimi-lo.
Dessa maneira, economiza-se papel – e árvores – e não se precisa respirar substâncias tóxicas eliminadas pelos cartuchos de tinta – que fazem tão mal quanto um cigarro.
Mas e quando não há jeito? Quando se precisa mesmo ter uma versão impressa daquele conteúdo? Principalmente em páginas da internet, é muito comum se encontrar o conteúdo ao lado de material indesejado, como propaganda e links desnecessários para a versão em papel – claro! -, que só desperdiçam folhas. Para resolver esse problema, há um programinha para ser baixado chamado GreenPrint (só para Windows).
Com o aplicativo, se pode escolher e excluir as páginas indesejadas, criar arquivos em PDF rapidamente e medir quantas folhas foram economizadas e quanto dinheiro deixou de ser gasto graças às páginas não impressas. Um belo jeito de medir o seu (não) impacto ao meio ambiente. Os criadores do programa fizeram essa versão gratuita (há mais duas versões pagas) com o intuito de salvar mais de 100 milhões de árvores e reduzir em cerca de 300 milhões de toneladas a emissão de gás carbônico.
Mesmo sendo um pouco pesado (22 mb!), a intenção já vale a pena, embora a versão gratuita também mostre algumas propagandas indesejadas…

Nenhum comentário: