terça-feira, 12 de agosto de 2008

LEXMARK mostra como "DESFABRICAR" impressoras

Indústria de reciclagem de equipamentos demonstra como consegue reaproveitar 97% do material das carcaças e cartuchos de suprimentos e explica como recicla o hardware descartado.

Segundo dados da United Nations University, o descarte de equipamentos eletrônicos atingiu mais de 40 milhões de toneladas de lixo em 2005. No Brasil, a tendência mundial de consumo e rápida obsolescência dos produtos de TI coloca a questão do lixo eletrônico na ordem do dia. A Lexmark Brasil entende que sua responsabilidade vai além do ciclo de vida dos produtos. Para colocar essa diretriz em prática, a Lexmark desenvolveu uma parceria com a Oxil, especializada em manufatura reversa. Assim, os equipamentos e suprimentos descartados são desmembrados, os commodites gerados são separados e preparados para reciclagem e, ao invés de serem despejados no meio-ambiente, voltam a ser matérias-primas para um novo ciclo de produção, mais sustentável.

"No caso dos suprimentos, podemos afirmar, de forma conservadora, que reaproveitamos 97% do material", estima Akiko Ribeiro, diretora da
Oxil. "A manufatura reversa proporciona que metais, plásticos e resíduos sejam re-inseridos na cadeia, reduzindo a necessidade de extração de recursos da natureza. Isso cria um ciclo econômico virtuoso", define.

"Além da preservação ambiental, a manufatura reversa protege a marca do fabricante, pois retira os insumos do mercado ilegal, que se utiliza de sucata ou suprimentos usados para vender produtos de péssima qualidade", observa Antônio D´Amato, diretor de produção da Oxil.

"Os acionistas, dirigentes, funcionários e parceiros da Lexmark querem compartilhar nossa experiência e aprender com outros fornecedores, clientes e mesmo com os competidores. As empresas e consumidores, por sua vez, consideram cada vez mais a questão de sustentabilidade em suas decisões de compra e precisam de informações sobre os compromissos e práticas ambientais de seus fornecedores", esclarece Carlos Bretos, diretor geral da Lexmark Brasil.

Fonte: Segs.com.br

Nenhum comentário: