sábado, 24 de janeiro de 2009

Garrafas PET são transformadas em resina

Processo reduz poluição de aterros e prolonga durabilidade da matéria-prima

As resinas Valox iQ, da SABIC Innovative Plastics, recebem o Cradle to Cradle® na categoria Prata, uma certificação desenvolvida pelos Estados Unidos para registrar as características de produtos que levem em consideração em seu processo produtivo o consumo de energia e de água, o ciclo de vida dos materiais e a preocupação com a responsabilidade social.
As resinas da família iQ são obtidas a partir de um processo químico de despolimerização/repolimerização de garrafas PET pó-consumo. O processo, chamado upcycling, vai além das técnicas tradicionais de reciclagem mecânica ou moagem de resíduos plásticos e compostagem de materiais recicláveis. As técnicas tradicionais degradam a matéria-prima e são responsáveis por um produto final menos nobre, enquanto esse processo da SABIC despolimeriza, purifica e reconstrói o polímero de volta a seu estado de desempenho original.
Garrafas de PET ressurgem como a resina Valox iQ* da SABIC Innovative Plastics, obtendo Certificação Prata de Cradle to CradleSMPITTSFIELD, Massachusetts — 22 de janeiro de 2009 — A transformação de garrafas PET (polietileno tereftalato) usadas na resina Valox iQ*, da SABIC Innovative Plastics, sintetiza o projeto Cradle to CradleSM, um paradigma inovador da internacionalmente conhecida empresa de projetos sustentáveis McDonough Braungart Design Chemistry, LLC (MBDC). Essa abordagem, que substitui o modelo "cradle-to-grave" (do berço ao túmulo), menos compatível com o meio ambiente, tem como objetivo eliminar completamente os resíduos sólidos por meio da circulação de materiais inofensivos e saudáveis, a partir de sistemas de ciclo fechado de reutilização contínua. A fim de reconhecer sua importante contribuição para a sustentabilidade e a redução de resíduos em aterros sanitários, a MBDC anunciou que a resina Valox iQ 8280SF é Cradle to Cradle CertifiedCM, em classificação Prata. A SABIC Innovative Plastics tem o compromisso de desenvolver soluções ambientalmente responsáveis, que ofereçam desempenho, alta qualidade e opções de novos materiais para que seus clientes atinjam suas metas de sustentabilidade.
O programa de certificação Cradle to Cradle foi criado pela MBDC e é implementado em todo o mundo por meio de parceiros como a EPEA (Environmental Protection and Encouragement Agency - Agência de Proteção e Incentivo Ambiental), na Alemanha. "Existem tantos apelos ecológicos para os produtos e materiais de hoje, que é fácil se tornar cético", afirmou William McDonough, co-fundador da MBDC. "A Certificação Cradle to Cradle proporciona um meio tangível e confiável de medir as realizações em projetos ambientalmente inteligentes. A resina Valox iQ, vencedora da Certificação Prata, demonstra a dedicação da SABIC Innovative Plastics a materiais novos e práticos que podem ajudar a minimizar os impactos ambientais no futuro", completa ele.
Emissões de gás carbônico 50 a 85% menores em relação a outros termoplásticos de engenharia
A resina Valox iQ é fabricada com polímeros à base de PBT (polibutileno tereftalato) a partir de processo próprio. O material consome menos energia e produz menos CO2 (dióxido de carbono) que as resinas tradicionais em todo o seu processo de fabricação, do início (garrafa de PET jogada fora) ao final (grânulo de resina Valox iQ*). A resina Valox iQ é criada usando-se até 85% de resíduos de plásticos pós-consumo, resultando em uma diminuição na emissão de gás carbônico de 50 a 85% em relação a outros termoplásticos de engenharia, prolongando a vida útil de uma garrafa de PET para 20 anos. As aplicações para a resina Valox iQ incluem móveis, computadores, produtos eletrônicos de consumo e componentes de transporte e automotivos como conectores, pára-lamas, molduras de lâmpadas e outros.

Para obter informações adicionais sobre as resinas Valox iQ da SABIC Innovative Plastics, visite a página www.sabic-ip.com. (em inglês)

Fonte: http://www.farolcomunitario.com.br/meio_ambiente_000_0080.htm

Nenhum comentário: