quinta-feira, 16 de julho de 2009

Campanha usará padarias para reciclar óleo de cozinha

Para combater hábito de jogar produto pelo ralo, estabelecimentos terão galão para coleta

A partir de hoje, 50 padarias da capital vão receber óleo de cozinha usado. A campanha, lançada ontem pelo sindicato das panificadoras, espera ter 2 mil estabelecimentos credenciados até o final do mês.

A ideia é combater o hábito de jogar o óleo pelo ralo da pia e evitar danos ao meio ambiente. Cada litro que chega aos rios, por exemplo, pode contaminar 20 mil litros de água, segundo estudo da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

As padarias participantes terão galões instalados no estabelecimento para receber o ingrediente sujo. Quem quiser descartar, pode levá-lo em garrafas pet ou usar um pote de plástico de um litro vendido nas padarias a R$ 1,50.

Panificadoras no Sumaré (rua Havaí, 336), na Bela Vista (avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3.332) e no Centro (avenida 9 de Julho, 853) estão entre as participantes.

A expectativa do Sindicato da Indústria de Panificação é atrair a participação das 4 mil padarias filiadas na Grande São Paulo ao longo do ano. A lista das que já aderiram à campanha está disponível no site www.sindipan.org.br.

ONGs Das panificadoras, o material coletado será levado a organizações não governamentais especializadas na reciclagem desse tipo de produto.

Atualmente, apenas 5% do óleo sujo é reaproveitado no Brasil, segundo estimativas de ONGs.l

Fonte: http://www.destakjornal.com.br

Nenhum comentário: