quinta-feira, 16 de julho de 2009

Wal-Mart exigirá etiqueta ambiental nos produtos. Qual será o resultado?

Para receberem o selo " verde " , os fornecedores terão de informar os custos ambientais da fabricação dos produtos

O Wal-Mart lançará hoje (16/07/2009) um programa de etiquetas com classificação ambiental que pode redefinir a concepção e a fabricação de produtos vendidos no mundo - ou se tornar uma grande perda de tempo. A maior varejista do mundo, que faturou US$ 408 bilhões em 2008, informará aos seus 100 mil fornecedores que terão de calcular e informar os custos ambientais da fabricação dos produtos.

Antes considerado um vilão ambiental, o Wal-Mart quer desenvolver um plano de vários anos, com metas rígidas para redução do consumo de energia, corte de desperdícios e lançamento de produtos sustentáveis. A empresa estima que os primeiros selos deverão ser exigidos em cinco anos, sem exceção para nenhum fornecedor.

Esforços nesse sentido foram pouco práticos na Europa. As etiquetas têm de ser cientificamente precisas e não fazem sentido para o consumidor.

Fonte: Valor

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